NOVEMBRE : MOIS DE L'AYURVEDIQUE

Publié le par La Vie Nature



Novembre sera le mois de l'Ayurvédique
à La Vie Nature !







L'Ayurvéda ou encore « médecine ayurvédique » est une sagesse et une médecine originaire de l’Inde et pratiquée dans d'autres parties du monde comme une médecine non conventionnelle. L'Ayurvéda puise ses sources dans le Véda, ensemble de textes sacrés de l'Inde antique et ses principes sont ceux de ce qu'on appelle aujourd'hui la « médecine naturelle ». En l'occurrence, il s'agit d'une approche dite holistique de la culture védique, dont l'hindouisme s'est librement inspiré.


L'exercice de la médecine ayurvédique implique de soigner le malade, non la maladie. Après un bilan ayurvédique personnalisé, le praticien détermine le type de traitement à mettre en place. Fondé sur la diététique, la phytothérapie, le massage ayurvédique, la méditation, la respiration, le yoga ou le chant, ce traitement aide à rétablir et à maintenir l'équilibre entre le corps et l'esprit.

Pendant ce mois nous allons recevoir plusieurs personnes qui vont nous faire découvrir une variété d'approches de l'ayurvéda :


mardi 11
- Démonstration de produis de beauté ayurvéda


jeudi 13
 - Conférence sur Massage Chanti (massage de la tête)

 "Esta massagem foi reconhecida no ocidente nas últimas décadas como Indian Head Massage, tendo sido adaptada e utilizada em grande escala pelas suas inúmeras aplicações terapêuticas comprovadas. Entre muitas outras, o combate ao stress, melhoria da circulação e drenagem linfática, oxigenação do cérebro, crescimento capilar, eliminação de dores de cabeça, combate a insónias, ansiedade, dores de pescoço, rigidez muscular dos ombros nuca e pescoço, sem esquecer um profundo efeito de relaxamento e bem-estar."


mardi 18 - Sortie au restaurant végétarien Jardim dos Sentidos pour un menu de cuisine ayurvédique

 

vendredi  21  - Cours de cuisine ayurvédique


mardi 25
- Conférence sur le Tandava - Dances de shiva

 

"Danças energéticas provenientes do tantra. O tan é um importante centro de equilíbrio psico-físico localizado debaixo do umbigo, também conhecido como "Hara". A diferença com relação a outras danças da Índia é que o Tandava, conhecido como "as danças de Shiva" não segue uma coreografia pré determinada nem pretende relatar histórias ou eventos do passado.

O Tandava é uma dança energética espontânea e meditativa, utilizando técnicas de respiração e mudras do Yoga e do Tantra para canalizar melhor a força, o equilíbrio e a criatividade, é uma dança singela que expressa a beleza particular de cada pessoa.

O seu objectivo principal não é a interpretação ou dramatização, mas a re-conexão e manifestação com a nossa energia básica (o TAN: coração energético do corpo situado quatro dedos abaixo do umbigo, também conhecido como Hara)."

 

 

vendredi 28 - Conférence sur Ayurveda-Vyayam 

 

"A ginástica energética mais antiga da Índia praticada como meditação dinâmica, sincronizando movimentos e respiração. A sua filosofia provém do tantra (expandir e libertar o Tan núcleo essencial da mente e da energia). Utilizada no Ayurveda para estimular processos auto curativos, fortalecer o corpo, acalmar a mente, compreender as emoções e avançar no nosso caminho espiritual. Vyayam significa a arte de domar a energia interno (o chi). Muito simples e estético, se inspira em formas e padrões existentes na natureza, movimentos de animais e emoções humanas. Em sua origem era praticada por monges e guerreiros com treinamento marcial e como prática espiritual, logo se transformou para a sociedade como ginástica energética, treino de dança, teatro e como meditação dinâmica auto curativa. O mestre Boddhidharma a introduziu na china no século V, através dos templos Shaolin, inspirando outras práticas energéticas como o Chi Kun e o Tai Chi."



Venez avec nous découvrir quelques facettes de cette médecine holistique millénaire ! Vous pouvez vous inscrire dès maintenant en envoyant un e-mail à susana.dagot@clix.pt

A bientôt !
Susana

Publié dans Agenda du mois

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article